Existe melhor maneira de passar o Dia de São Valentim com o seu patudo do que a criar momento de qualidade e ligação com ele? Leve o seu cão a passear na vizinhança para um longo passeio ou se existir perto de si, a um parque canino onde ele possa sentir a liberdade de correr à vontade sem trela. Se estiver suficientemente quente e não estiver a chover, um bom passeio no monte ou no bosque é ótimo para uns momentos de exercício e divertimento para ambos!
Outra forma de fortalecer a sua ligação com o seu patudo e mostrar apreço no Dia de São Valentim é ensinando-lhe um truque novo. Facilmente consegue ensinar-lhe a dar a pata, ir buscar, rebolar e até a dar um beijinho. Ele vai adorar os snacks de treino que vai usar nesse treino de reforço positivo! Qualquer dia estão aptos a competir num concurso de Obediência!
Desportos caninos são uma forma ideal de canalizar os instintos e energia do seu patudo para uma actividade divertida que ambos amarão. Certos desportos como a Obediência e a Agilidade focam-se no trabalho em equipa e na ligação entre o dono e o seu cão. Introduzi-lo no mundo do desporto canino é uma forma única de demonstrar o seu amor por ele!
Costuma-se dizer que ‘um cão cansado é um cão feliz’ e isso não se aplica simplesmente ao seu físico, mas também ao seu intelecto. Os cães são animais inteligentes que requerem estimulação intelectual para reduzir ao stress e enfado, bem como reduzir também os comportamentos indesejados. Existem diversas formas criativas para promover a estimulação intelectual bem com variados brinquedos de puzzles com diferentes graus de dificuldade que irão satisfazer tanto a curiosidade do seu cão como promover a vossa interação e divertimento.
Claudia Ferreira – médica veterinária