O VEGANISMO

 

A palavra VEGAN está cada vez mais difundida na nossa sociedade, mas afinal o que é ser vegan, ou o que é o Veganismo? Vou tentar explicar!

De acordo com a Vegan Society, fundada em 1944, “é uma filosofia de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, toda e qualquer forma de exploração e crueldade de e para com os animais. Seja na alimentação, vestuário, entretenimento ou qualquer outro propósito. O Veganismo promove o desenvolvimento, a utilização e a disseminação de alternativas que não envolvam animais para o benefício dos próprios animais, dos seres humanos ou do ambiente.”

Como princípio ético, um vegan não consome produtos que são obtidos através do sofrimento e crueldade infligidos propositadamente aos animais, incluindo leite, ovos e mel. Para além da alimentação, todos os aspetos do dia a dia são tidos em conta com vista a não causar qualquer dor aos animais. Falamos de vestuário, calçado, higiene pessoal, entretenimento (como circos, zoos, corridas que envolvam animais…), bem como os produtos de beleza que são testados em animais.

Ao contrário do vegetarianismo, ser vegan não é apenas seguir uma dieta, mas adaptar todo o estilo de vida ao respeito que os animais nos merecem!

Mas, então, o que comem os veganos?

Ao contrário do que muitos pensam, nem só de saladas vive um vegan! Para além de todos os alimentos naturais vegetais, como os cereais, os legumes, as hortaliças, frutas, tubérculos, (e a lista continua) …o mercado está cada vez mais interessado em desenvolver produtos que visam complementar a oferta vegan! Nenhum vegan deixa de se deliciar com uma pizza, uma lasanha, um burguer ou uma francesinha (só para mencionar alguns…)!

E a saúde, como fica?

Ao fazer este tipo de alimentação, um vegano procura, mais do que a dita pessoa omnívora, que provavelmente nunca teve um pensamento crítico sobre o assunto, incluir todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do corpo humano. Há proteína, cálcio, ferro e todo o tipo de vitaminas presentes na alimentação vegana. A suplementação é feita em casos onde dificilmente existe a possibilidade em ir buscar esses nutrientes naturalmente, como por exemplo a vitamina B12.

Há várias doenças que até é possível evitar adotando o tipo de alimentação vegana (nomeadamente doenças cardiovasculares)!

VEGANISMO É RESPEITAR TODOS OS ANIMAIS!

Veja também: https://animall.pt/2023/02/17/nem-ovo/
Mais informações: Associação Vegetariana Portuguesa

 

Cristina Gonçalves – Vegan

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *