Com o que é que o ozono pode ajudar? Quais os seus efeitos terapêuticos?
Diversos estudos realizados tanto em humanos como em animais têm demonstrado que a ozonoterapia pode ter diversos efeitos positivos no corpo, tais como: efeito bactericida, virucida e fungicida. A ozonoterapia leva à estimulação da regeneração dos tecidos e promove a cicatrização de feridas e de lesões, bem como tem um efeito regulador a nível imunológico, para além de ser um potente antioxidante, anti-inflamatório e analgésico.
Dos diversos benefícios e efeitos, passamos a citar:
Anti-inflamatório e Analgésico – o ozono reage oxidando os mediadores da dor e reduzindo a produção dos mediadores inflamatórios.
Antioxidante – através da ativação das cascatas que ajudam o corpo a reparar os danos celulares da oxidação, o ozono regula o stress oxidativo aumentando os fatores antioxidantes e reduzindo os radicais livres de oxigénio resultando em efeitos antienvelhecimento e antioxidantes.
Cardiovascular – inibindo a agregação plaquetária, o ozono estimula a microcirculação que leva a uma melhor circulação sanguínea e distribuição do oxigénio que se traduz em níveis de colesterol mais baixos e a redução da doença coronária (melhoria da distribuição de O2 e aumento do metabolismo do O2).
Dermatológico – a regeneração tecidular é favorecida pelo incremento da microcirculação causado pelo ozono.
Diabetes – o ozono leva à redução dos níveis de glucose no sangue graças ao seu efeito modulador do metabolismo (glicose, proteínas e gorduras) e auxilia na cicatrização das feridas nos diabéticos.
Musculosquelético – o uso do ozono leva à redução da dor e à melhoria em situações de hérnias discais, osteoartrite e espondilite.
Inibe o crescimento bacteriano e fúngico – todos os tipos de infeções beneficiam do uso do ozono pois este auxilia no seu controlo graças à sua ação bactericida e germicida através da formação do peróxido de hidrogénio e superóxido.
Sistema imunitário – a reação do ozono com gorduras polinsaturadas e outros antioxidantes leva à ativação de diversos mecanismos de resposta imunitária no organismo. O ozono também estimula as citoquinas que são células mensageiro que despoletam a resposta imunitária modulando assim o funcionamento do sistema imunitário.
No organismo, o ozono combina-se com os aminoácidos e os lípidos para criar compostos chamados ozonidos. São estes ozonidos que causam os efeitos biológicos do ozono. Eles conseguem atravessar facilmente as membranas celulares para exercer o seu efeito principal que é melhorar a produção de energia através da melhoria do uso do oxigénio. Daí a sua eficácia! Frequentemente, a degeneração celular provém da ineficácia do aproveitamento do oxigénio por parte das células. Isto significa que a ozonoterapia pode melhorar a saúde e função celular. A partir do momento em que as células têm a quantidade certa de energia para funcionarem eficazmente, os tecidos no organismo podem sarar. Os ozonoides são extremamente estáveis durando no corpo desde dias a semanas, o que prolonga os efeitos dos benefícios do ozono bem após a administração do tratamento.
Após penetrar o organismo, o ozono é capaz de exercer os seus efeitos terapêuticos ao melhorar a oxigenação do organismo, além de ajudar a eliminar produtos tóxicos que são gerados no funcionamento celular normal e de regular os mecanismos de defesa imunológica do corpo.
Para que é usada a ozonoterapia nos cães?
Para qualquer dono, é duro vermos os nossos bichinhos de estimação a sofrer com dores que não amenizam com os tratamentos convencionais.
Por isso é importante começar a pensar em tratamentos novos como a ozonoterapia que, além de atuar sobre dores de origens diversas, ainda ativa o sistema imunológico. Até mesmo em animais com problemas neurológicos, com dificuldade de locomoção ou que deixaram de andar, a ozonoterapia tem demonstrado optimos resultados tendo sido utilizada como terapia coadjuvante nos pacientes oncológicos amenizando os efeitos da quimioterapia.
Há quem acredite que a ozonoterapia é o ‘cura tudo’ para condições tais como cancro e artrite, mas isto não é necessariamente verdade.
Tal como explicitado, o ozono pode tratar diversas condições nos cães, tais como: infeções bacterianas, víricas e fúngicas, tosse crónica, problemas dermatológicos, problemas intestinais, degeneração devida à idade, doenças autoimunes, cancro…graças à sua capacidade de criar células saudáveis no organismo, sendo benéfico o seu uso em quase todas as doenças.
É útil também como uma medida preventiva ou de manutenção para manter o seu cão saudável.
No entanto, há que ter em conta que a terapia com ozono nos animais é diferente da terapia com ozono nos humanos. Deve sempre consultar o seu veterinário antes de iniciar algum tratamento diferente no seu animal.
Cláudia Ferreira – médica veterinária