Cão da Serra de Aires
Raça Portuguesa reconhecida pela FCI, classificação:
Grupo: 1 – Cães Pastores e Boieiros (excepto Boieiros Suiços)
Secção do grupo: 1 – Cães Pastores
Para mais informação sobre o estalão – Clube Português de Canicultura – Portuguese Canine Organisation Full Member of the Fédération Cynologique Internationale. (cpc.pt)
Originário de cães pastores de Monforte, no Alentejo, no século XIX, o Cão da Serra de Aires desempenhava originalmente, como função principal, a guarda de rebanhos de ovelhas, cabras, suínos, bovinos e equinos. O seu apurado instinto de pastor leva-o a pastorear tudo o que encontra, inclusivamente os próprios membros da família.
Considerado o velho companheiro dos pastores alentejanos foi muito importante durante os séculos XIX e XX, ajudando-os na guarda e condução dos rebanhos. Estes cães tinham a capacidade de se adaptarem às enormes variações térmicas, suportando tão bem o frio como o calor, bem como uma enorme resistência, percorrendo longas distâncias.
Para além de ser um excelente cão de trabalho, quer de pastoreio quer de guarda, é também um admirável cão de companhia, mostrando-se muito afectuoso e brincalhão com a sua família sendo um companheiro próximo e amigável. Normalmente, relaciona-se bem com outros animais, embora a socialização desde jovem seja sempre fundamental para qualquer raça.