Raças Portuguesas: Cão da Serra de Aires

Cão da Serra de Aires

Raça Portuguesa reconhecida pela FCI, classificação:

Grupo: 1 – Cães Pastores e Boieiros (excepto Boieiros Suiços)

Secção do grupo: 1 – Cães Pastores

Para mais informação sobre o estalão – Clube Português de Canicultura – Portuguese Canine Organisation Full Member of the Fédération Cynologique Internationale. (cpc.pt)

Originário de cães pastores de Monforte, no Alentejo, no século XIX, o Cão da Serra de Aires desempenhava originalmente, como função principal, a guarda de rebanhos de ovelhas, cabras, suínos, bovinos e equinos. O seu apurado instinto de pastor leva-o a pastorear tudo o que encontra, inclusivamente os próprios membros da família.

Considerado o velho companheiro dos pastores alentejanos foi muito importante durante os séculos XIX e XX, ajudando-os na guarda e condução dos rebanhos. Estes cães tinham a capacidade de se adaptarem às enormes variações térmicas, suportando tão bem o frio como o calor, bem como uma enorme resistência, percorrendo longas distâncias.

Para além de ser um excelente cão de trabalho, quer de pastoreio quer de guarda, é também um admirável cão de companhia, mostrando-se muito afectuoso e brincalhão com a sua família sendo um companheiro próximo e amigável. Normalmente, relaciona-se bem com outros animais, embora a socialização desde jovem seja sempre fundamental para qualquer raça.

É uma raça de porte médio (entre 11 e 30 kg, 42-55 cm de altura), bastante ativa, inteligente, brincalhona, vigilante e reservada. Necessita de bastante exercício físico, sendo ágil e rápida e tem a necessidade de assumir tarefas estimulantes a nível psicológico para além de exigentes fisicamente. Não é, de todo, uma raça adequada para viver num apartamento.

O seu pêlo comprido e áspero, liso ou ondulado que deve ser escovado uma vez por semana. Os pêlos das patas devem ser aparados mas a restante pelagem não deve ser tosquiada. Para que se possa manter a camada oleosa que protege a pele e evitar os problemas dermatológicos a que estão sujeitos, não devem tomar banho com frequência excessiva. Esta raça não possui sub-pêlo (algo único nos cães pastores), tornando-a numa excelente escolha para pessoas que tenham alergias ao pêlo.

Tem uma esperança média de vida de 13 anos sendo no geral uma raça bastante saudável.

Tal como o Cão da Serra da Estrela, e outras raças portuguesas, nos anos 70 do século passado, o Cão da Serra de Aires esteve perto da extinção. Foi mais uma vez a dedicação de um conjunto de criadores que permitiu aumentar o respectivo número de exemplares, levando a que a raça recuperasse parte da sua popularidade.

Sabia que…

O Cão da Serra de Aires tem a alcunha de “cão macaco” na sua terra natal, graças a um focinho particularmente felpudo e uma atitude energética bem como o seu pêlo longo, olhar, expressões e movimentos que fazem lembrar este animal.

 

 Cláudia Ferreira – médica veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *