Nem ovo?

 

Que nós veganos não comemos nada de origem animal, inclusive ovos, já toda a gente sabe.
Mas se a galinha põe ovos de qualquer jeito, porque não comê-los?

A resposta mais óbvia é a exploração animal sofrida por elas.

Para produzir e vender ovos, milhares de galinhas são aprisionadas em gaiolas minúsculas, amontoadas durante toda a sua vida.

E isso não é tudo. Nós vamos te explicar ainda mais sobre o assunto neste conteúdo.

Vale a pena lembrar que os vegetarianos, por outro lado, consomem ovos e outros derivados de animais.

“O vegetarianismo é um estilo de alimentação de base vegetal, que exclui carne e peixe e que pode ou não incluir derivados de origem animal (e.g. leite, ovos, etc.).” Associação Vegetariana Portuguesa

Dentro do Vegetarianismo existem algumas vertentes tais como:

– Ovo-Lacto-Vegetariano – Inclui na sua alimentação ovos e lacticínios;

– Lacto-Vegetariano – Inclui na sua alimentação lacticínios e exclui os ovos;

– Ovo-Vegetariano – Inclui na sua alimentação ovos excluindo os lacticínios;

– Vegan – Exclui da sua alimentação todos os produtos de origem animal, incluindo ovos, lacticínios e mel. Um vegan é considerado um vegetariano estrito.

 

Porque os vegans não consomem ovos?

As galinhas são inteligentes, inquisitivas, mas quando fechadas em cativeiro não têm a possibilidade de fazer coisas que são naturais para estes animais, tais como construir um ninho e esgravatar em busca de comida. Esta impossibilidade traz sérias implicações para a saúde física e mental destas aves. O confinamento provoca stress e comportamentos associados ao stress (como por exemplo ferirem-se umas às outras com os bicos!).

No mundo industrial, através de uma seleção genética, as galinhas põem cerca de 300 ovos por ano! Produzir um ovo exige muito cálcio. Com uma produção de cerca de um ovo por dia, o cálcio perde-se muito rapidamente e não é reposto, provocando osteoporose o que leva a que os ossos destes animais se partam com muita facilidade (como na foto acima).

Uma galinha em ambiente livre e natural põe cerca de 10 a 15 ovos por ano, principalmente na primavera. Desses, alguns ovos darão origem a novos pintainhos. Os ovos não fertilizados não se perdem. Normalmente a galinha comerá alguns desses ovos para repor o cálcio perdido.

Mas se o problema são os aviários, muitas pessoas se perguntam qual o problema de comer ovos de galinhas livres, que não ficam presas. O consumo de galinhas criadas no quintal de casa também é um problema. O fato é que isso normaliza o consumo de ovos, e os animais não nasceram para servir o ser humano.

Alguns dos ovos nesta indústria são fertilizados para que nasçam novas galinhas poedeiras. Quando nascem, todos os machos são mortos imediatamente pois não têm qualquer utilidade para a indústria dos ovos! (como na foto acima).

Estas são apenas algumas razões pelas quais um vegan não come ovos! A crueldade e exploração destas aves tão sensíveis e sencientes é intolerável quando pensamos no respeito que a vida dos animais merecem!

 

Como os vegans substituem os ovos?

O ovo de galinha é um produto muito versátil e pode ser feito de várias formas. Ele também é usado para dar liga e emulsificar diversas receitas.

É então possível fazer bolos, pudins e outras sobremesas sem ovos?

Sim, claro que sim! Normalmente utiliza-se o ovo de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída + 3 colheres de sopa de água), mas a banana, o puré de maçã ou até o bicarbonato de sódio com vinagre, servem perfeitamente para fazer ótimos doces!

Já nos salgados, o tofu é um excelente substituto, e para dar aquela cor amarelinha uma pitada de açafrão resolve o assunto. Para além de ficar bonito ainda tem a vantagem de ser um forte anti-inflamatório.

Também já existem no mercado produtos de base vegetal que substituem os ovos na perfeição.

É possível fazer uma omelete deliciosa sem ovos?

Sim. Aqui vai uma receitinha (créditos à Anita Healthy)

Ingredientes

  • 2/3 chávena de farinha de grão-de-bico
  • 1 chávena de água
  • 1 c. sopa linhaça moída
  • 1/2 c. chá açafrão ou curcuma
  • Sal e pimenta

Preparação

Mistura todos os ingredientes num recipiente. Deixa a massa descansar cerca de 5 a 10 minutos.

Aquece uma frigideira com um pouco de azeite.

Verte a massa para a frigideira até formar um círculo (faz movimentos circulares com a frigideira).

Cozinha cerca de 4 minutos até estar cozinhada por cima.

Recheia e dobra ao meio!

Sugestões de recheio:

  • Espinafres
  • Ervilhas
  • Tomate cherry
  • Abacate esmagado com gotas de limão
  • Rúcula
  • Cogumelos salteados

 

Respondida a dúvida de por que os veganos não come ovos, agora vai da consciência de cada um. Vale a pena considerar a possibilidade de substituí-los em receitas com as sugestões como as que nós demos. Teste e depois conte-nos se a sua receita deu certo!

Veja também: https://animall.pt/2023/02/07/o-veganismo/
Mais informações: https://abrirdeasas.pt/

Cristina Gonçalves – Vegan

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *