Perigos – Dia de São Valentim e outras celebrações

Apesar das festividades serem momentos de felicidade e alegria, existem alguns perigos e por isso alguns cuidados que devemos ter para proteger os nossos patudos.

 

 

Chocolate

Sendo uma prenda tradicionalmente oferecida nestes dias, o chocolate é bastante tóxico para os nossos patudos devido ao seu conteúdo em cafeina e teobromina que podem causar problemas de saúde sérios e potencialmente fatais no seu cão ou gato. Estas substâncias afectam o coração e sistema nervoso central e quanto maior a quantidade ingerida, piores as consequências.

 

 

Bolos e Biscoitos

Todos os alimentos cozinhados, em particular bolos e biscoitos podem ser potencialmente perigosos para os nossos patudos. Visto poderem conter chocolate, níveis excessivos de açúcar, nozes e canela tudo compostos tóxicos para os nossos amigos. As nozes podem potencialmente causar pancreatite e a canela é extremamente irritante para a mucosa da boca levando os níveis de açúcar no sangue a baixar de forma perigosa. Se não souber os ingredientes exatos dos alimentos, o ideal é mantê-los longe do alcance dos seus animais e seguir a nossa dica anterior de cozinhar algo próprio para eles ou oferecer-lhes snacks próprios.

 

 

Rebuçados

Os rebuçados, em particular aqueles sem açúcar, contêm xilitol, um substituto do açúcar encontrado em diversos alimentos tais como pastilhas elásticas, rebuçados de mentol e outros. Este composto é tóxico para os nossos animais causando uma hipoglicémia severa (níveis extremamente baixos de açúcar no sangue) devido à libertação excessiva de insulina, insuficiência hepática, fraqueza, vómitos e convulsões.

 

Plantas e Flores

Esta é outra prenda comum no Dia de São Valentim e outras festividades, no entanto, existem muitas plantas perigosas para os nossos amigos caso sejam ingeridas por eles podendo levar a vómitos e diarreias. Flores, tais como as rosas, que contêm picos, podem ficar espetados no nariz ou nas patinhas dos nossos patudos quando a curiosidade é mais forte e decidem investigar de perto!

No entanto, nada impede de oferecer um belo ramo ao seu mais que tudo, a familiares ou a amigos e nós temos óptimas sugestões para si.

 

 

Embrulhos, Fitas e Balões

Os cães e os gatos adoram brincar com tudo em que nós mexemos e que tenha ficado espalhado pelo chão. Restos de embrulhos, fitas e balões podem potencialmente engasgar os nossos animais ou levá-los a ficarem ‘presos’ e a magoarem-se. Os balões cheios podem assustá-los ao rebentarem e os restos dos balões rebentados podem ser ingeridos pelos nossos patudos havendo o risco de engasgar ou de obstrução gastrointestinal.

 

Velas e Álcool

Não existe nada melhor para tornar o serão romântico como umas velas acesas e uma boa garrafa de vinho. No entanto, devemos ter em atenção o potencial perigo da vela ser derrubada pelos nossos amigos curiosos, podendo levar a que se queimem ou a iniciar um incêndio. O álcool é metabolizado de forma semelhante nos animais e nos humanos, mas a dose está dependente do peso, ou seja, um simples gole pelo nosso cão ou gato do nosso copo pode ter más consequências. O ideal é mantê-lo longe deles!

Ou seja…

Regra geral, os nossos alimentos e cozinhados são potencialmente perigosos para os nosso patudos (até mesmo algumas frutas!) e a lista acima não pretende ser exaustiva por isso o ideal é apenas dar alimentos próprios para os nossos patudos.

Tal como em todas as épocas festivas, devemos estar cientes dos perigos que possam estar ao alcance dos nossos patudos e prevenirmo-nos para nos podermos divertir tranquilamente todos juntos!

No entanto é sempre importante ter o número de telefone das urgências mais próximas à mão, bem como, o contacto do seu veterinário actual, e o do Centro de Informação Antivenenos – 800 250 250 e da Linha Saúde Animal 24 – 760 450 911.

Claudia Ferreira – médica veterinária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *